Dica #3: boot por USB em uma máquina virtual (VM)
De uma vez, mais uma vez, dica rápida.
Por esses dias, precisei instalar um sistema operacional em uma máquina virtual VMWare, na qual trabalho de vez em quando. A mídia de instalação estava em uma imagem, no formato ISO, pois eu não estava encontrando o CD/DVD nessas bagunças de pandemia, por isso resolvi utilizar a ISO que salvei de backup.
Depois de criar a máquina virtual, e configurá-la para inicializar por esta imagem ISO de instalação, percebi que, por algum motivo, a BIOS da máquina virtual não estava reconhecendo a mídia como bootável (uma possível falha na construção dos headers do boot, durante o backup). Seguidas tentativas fracassadas depois, foi então que pensei: por que não criar um USB, a partir desta imagem ISO, e inicializá-lo pelo assistente de configuração do VMWare?
Criei o USB, coloquei no computador. Meu sistema operacional reconheceu a mídia no USB, e... mais outro problema: através das opções do VMWare não era possível definir o USB como uma mídia física de boot.
Pesquisando e pesquisando (e pesquisando!), encontrei uma alternativa para meu problema, bem recorrente com usuários do VMWare. A alternativa seria inicializar a máquina virtual (VM, "virtual machine"), e definir um gerenciador de boot como primeira imagem a ser carregada. Este gerenciador chama-se Plop Boot Manager.
Explicação rápida para quem não entendeu: por padrão, criamos uma máquina virtual pelo VMWare, em seguida definimos nas configurações o CD/DVD (ou imagem de um CD/DVD) que deverá ser inicializado pela BIOS da máquina virtual, certo? Ok, mas e se quisermos iniciar a máquina virtual através de um USB? Eis aí o meu problema, e a alternativa é o Plop Boot Manager.
Plop Boot Manager, gerenciador de boot da Plop
O Plop (nome da empresa, de um funcionário só; como o CEO, e autor do projeto, diz) é um gerenciador de boot. Por este gerenciador, conseguimos selecionar o dispositivo por onde o sistema será inicializado/ "bootado". Dentre as opções, estão partições do HD, CD/DVD, e USB!
Para utilizar o Plop na máquina virtual, é bem simples: baixe o arquivo zipado com os arquivos do gerenciador em seu computador, selecione a imagem ISO do gerenciador no VMWare, e inicie a máquina virtual.
A imagem (e arquivo necessário) do Plop Boot Manager está disponível na página oficial do projeto, acesso por este link. O arquivo compactado para download se chama plpbt-5.0.15.zip
. Esta é a versão 5.0.15, lançada em 2013 (embora datada de vários anos, fique tranquilo, a versão é estável).
Feito o download do arquivo plpbt-5.0.15.zip
, descompacte o conteúdo em uma pasta, e, no assistente de configuração do VMWare, onde definimos a "imagem de CD/DVD", indique o arquivo plpbt.iso
. Esta é a imagem do gerenciador. Desta forma, o primeiro passo na inicialização da máquina virtual será abrir o gerenciador de boot Plop. Antes, porém, vamos alterar outras configurações desta máquina virtual: na aba Options ("Opções"), configuração General ("Geral"), altere o sistema da máquina virtual para Other ("Outro"), e versão, para Other ("Outro"), também. Habilite a controladora USB e verifique se os dispositivos estão inseridos corretamente em seu computador, na máquina host.
Bootando o Plop na máquina virtual
Agora, é bem fácil: depois das configurações definidas, inicie a máquina virtual, aguarde pela tela "espacial" aparecer, e voilá, o gerenciador de boot abriu! Precisamos "inserir" agora, o USB na máquina virtual: nas opções desta VM, habilite o USB correspondente ao drive onde está o sistema operacional que deseja instalar. Feito? Reinicie a máquina virtual, e de volta a tela inicial do Plop, escolha dentre as opções, o USB. E pronto!
Outra dica, no entanto: paciência!
A velocidade de leitura ficará comprometida e leeeenta.
Explicado e pronto! ;)
Post Scriptum
P.S.: No final das contas, toda a ISO que eu estava tentando instalar estava completamente corrompida, e de nehuma forma consegui finalizar a instalação do sistema operacional. O lado bom do problema: descobri o Plop e estou repassando a dica para vocês. Este gerenciador de boot é uma excelente carta na manga para os problemas de BIOS e sistemas operacionais. A resolução do meu problema foi correr atrás da bagunça e encontrar o CD/DVD. Paciência sempre!