Dica #1: Bloquear refresh no Firefox Quantum

(Este texto foi atualizado em janeiro de 2020. As atualizações foram inseridas no final desta breve dica)

Uma vez, pela primeira vez, dica rápida.

Para prevenir o carregamento automático de páginas - o auto refresh -, configure o Firefox para bloquear este tipo de requisição do site, impedindo que seu acesso gere views para anunciantes e portais. Sites e portais como UOL, Meio & Mensagem, Estadão, Folha, etc., adotam essa estratégia para transformar um único acesso em vários, enquando o usuário navega por um texto.

Como?

Siga os passos, simples e rápidos.

# Acesse na barra de endereço o seguinte endereço
about:config

Clique no botão azul ("I accept the risk!", em inglês), aceitando os riscos de alterar a configuração do navegador.

Em seguida, digite e busque pela seguinte opção:

# Coluna "Preferences Name"
accessibility.blockautorefresh

O objetivo é alterar o valor da última coluna, Value . Para isso, clique duas vezes na linha correspondente, e defina o valor de false para true .

E pronto! ;)
E quase... pronto.


Quase... atualização sobre o texto (janeiro/2020):

Infelizmente, os sites e portais que comentei no texto mudaram a forma com que suas respectivas páginas são atualizadas. O refresh das páginas é realizada, agora, dinamicamente por javascript, o que dificulta a nossa tarefa de bloquear nativamente o autorefresh pelo navegador.

A dica no texto acima poderá funcionar, mas não é regra para todos os sites. A opção alterada acima, no Firefox, limitará apenas o refresh realizado pelas tags META presentes no HTML da página. A dica ainda é válida, e acho que vale a pena deixar a opção do bloqueio ativa.

O usuário bodhi, nos comentários desta página, comentou e alertou sobre a dificuldade em bloquear o autorefresh do site OGlobo.

No site do oglobo isso não funciona e o autorefresh continua. Alguma alternativa?

Infelizmente, não. O código javascript, inserido dentro de cada página do site, força a sua atualização automática. Este código é um pequeno timer: o tic-tac desse relógio é decrescente, e quando chega a 0, a página é carregada novamente, arruinando toda a experiência do usuário com o texto que está lendo.

Exemplo do código javascript no site OGlobo.

<script type="text/javascript">
/**
* Faz o refresh automático das sessoes do site
*/
var timeOutDoReloadAutomatico;
var propriedadeTempoDoRefreshAutomatico = 240000;

function reloadAutomatico(tempoRefreshAutomatico)
{
    if (tempoRefreshAutomatico != undefined)
    {
        window.clearTimeout(timeOutDoReloadAutomatico);
        
        timeOutDoReloadAutomatico = window.setTimeout(function()
        {
            if(tipoConteudoPiano === 'blogAnalitico')
            {
                window.location.href = window.location.origin+"/analitico"
            } else {
                location.reload(true);
            }
        }, tempoRefreshAutomatico);
    }
}
    
document.addEventListener('DOMContentLoaded', function (event) {
    reloadAutomatico(propriedadeTempoDoRefreshAutomatico);
});
</script>

Como resolver?

No Firefox - já que estamos falando exclusivamente dele - não existe uma forma fácil e prática - e nativa! -, para desabilitar este trecho específico de código. Para resolver, ofereço três opções a contra-gosto do freguês.

  1. Desabilitar o Javascript completamente do navegador: funciona, e muito! Utilizo o navegador com o javascript desativado em muitos momentos. É verdade que muitos sites deixarão de funcionar completamente, mas para outros, o bloqueio da funcionalidade será libertador: não haverão mais paywalls (aquelas famosas telas de "para continuar lendo, assine..."), não haverá autorefresh, e determinados conteúdos, fechados para assinantes, ficarão disponíveis. Para desativar por completo (em todos os sites), acesse about:config (como está descrito no começo do texto), busque e altere a opção javascript.enabled de true para false.
  2. Desabilitar o Javascript temporariamente, enquanto navega por um texto/ página. Essa dica é valiosa e bem prática. Além de prevenir o refresh da página, também eliminará o paywall da página específica que você está acessando. Descreverei o mesmo processo de duas formas: uma detalhada e outra prática. A versão detalhada funciona da seguinte maneira: acesse o painel de desenvolvimento do Firefox, pressionando a tecla F12; em seguida, clique no ícone, representado por três pontos, localizado no canto superior direito desta janela que se abriu; agora, clique em Settings ("Configurações"/ "Ajustes", em português); por fim, clique na opção Disable Javascript. E o mesmo método, numa versão mais prática: pressione a tecla F12; em seguida, pressione F1; e clique na opção Disable Javascript.
  3. Instalar extensões, de terceiros, no navegador: também funciona, mas estávamos buscando uma opção nativa, certo? Por enquanto, as extensões NoScript, AdBlock, e outras também possibilitarão ao usuário desativar determinados trechos de códigos javascript do site. O problema desta alternativa é que os grandes portais realizam uma checagem (também em javascript) se há alguma destas extensões instaladas no seu navegador, enquanto a página é carregada.

Para o Firefox Quantum (versões 57 e superiores), acredito que estas sejam as opções mais práticas para lutar contra o recarregamento automático das páginas em portais de notícias.

Em outro navegador, no Google Chrome, existe uma configuração interessante disponível ao usuário: desabilitar o javascript em domínios (URLs) específicos, sem que o usuário precise ativá-lo ou desativá-lo a toda hora. Como o texto foi escrito, inicialmente, pensando no Firefox, resolvi permanecer no tema deste navegador, mas a configuração a que me refiro no Chrome está detalhada na seção de comentários deste texto.

Agora sim, por fim, é isso... e pronto. ;)